Saiba como começar a aplicar Compliance na sua organização
Escolher a forma correta de implementar o Compliance é o segredo do sucesso.
A primeira coisa que se tem que levar em conta é que não existem atalhos para isso. Compliance não é produto de prateleira que possa ser adquirido e implantado automaticamente.
Também não adianta escolher um salvador da pátria para ser treinado por aquelas consultorias que fornecem cursos prêt-à-porter para depois trazerem a solução mágica para casa, pois, embora estes cursos sejam informativos e profissionais, não cumprem a função de se adaptarem às necessidades específicas, cultura e particularidades do seu negócio. Isso é uma boa maneira de escolher um culpado (o que recebeu o treinamento) quando as coisas derem errado, mas não irá resolver o problema.
O caminho do Compliance se resume em ações EDUCACIONAIS E COMPORTAMENTAIS, a serem aplicadas a TODOS os colaboradores.
Porém, deve ser um treinamento ESPECÍFICO e CUSTOMIZADO. Obviamente que a teoria do Compliance, seus valores e princípios, são os mesmos para todas as organizações, mas a maneira de implementar é única para cada empresa ou entidade.
Por isso, a primeira providência é fazer uma anamnese com o responsável pela empresa, para se compreender e mapear as peculiaridades do negócio, tais como estrutura organizacional, matriz de autoridade, métodos de operação, concorrentes, clientes, fornecedores, órgãos governamentais, colaboradores e demais stakeholders relevantes.
Após este mapeamento, será feita uma customização no material de treinamento e definido o método de ministrar o treinamento (in company, on-line).
O output esperado, após o treinamento, é que os colaboradores tenham assimilado visceralmente o conceito de Compliance e comecem a fazer as devidas adaptações nos procedimentos internos e instruções de trabalho de maneira a garantir que os princípios e valores do Compliance estejam integrados ao modus operandi da empresa, de forma natural e automática, sem necessidade de esforços extras.
Tais princípios se exemplificam, mas não se limitam, à transparência, simplicidade, controle, monitoramento, ética e fiel obediência à lei, às normas, aos procedimentos e às especificações.